Gazeta Esportiva.Net - Colunistas - Chico LangO Corinthians não teve dificuldades para vencer o Gama, nesta terça-feira, no Pacaembu, porém também deixou a desejar, apesar do placar dilatadíssimo (5 a 0). Afinal, é uma equipe cautelosa demais. Mesmo com boa vantagem no placar, esperou bater o desespero no adversário para tentar miná-lo no contra-ataque. Ora, diria o Zé Mané: o Timão não enfrentou o Manchester United ou mesmo o Milan. Por quem então, tantos dedos (ou chuteiras como queiram)?
Realmente, o técnico Mano Menezes manda o time jogar para trás. Alessandro e André Santos, por exemplo, grandes apoiadores, raras vezes passaram do meio-campo, quando o Gama dava espaços e oportunidade para pontadas pelas laterais. E Mano ainda deu bronca em Douglas (até o substituiu pelo tal de Bebeto), bem ele o cérebero do time, por não marcar a saída de bola dos candangos. É brincadeira! Quem deveria se preocupar em anular Douglas era o adversário e não o contrário.
Gostei da atuação do menino Cássio. Valente e pegador, como reza a boa cartilha do corintiano. Depois saiu para a entrada de Carlos Alberto. Morais (deu lugar para Diogo Rincón) mostrou mesmo ser o fino da bola, além de ser rápido e objetivo. Mandou uma bola no travessão. Timão segue firme rumo ao retorno para a Série A, mas Mano precisa se decidir: casa ou compra uma bicicleta.
E tenho dito!
(Chico Lang)
A TARDE On Line - ESPORTE : Mano descarta hipótese de Corinthians contratar DodôO técnico Mano Menezes descartou a contratação do atacante Dodô pelo Corinthians. O jogador teve seu contrato com o Fluminense rescindido, e não pode mais atuar por clubes da Série A neste ano. Assim, foi imediatamente ligado ao clube do Parque São Jorge.
"Nós analisamos o momento, as situações que temos internamente, e a gente não pensou nessa possibilidade. Lá atrás chegamos a fazer uma sondagem, mas estávamos em outro momento e ele também", disse Mano na noite de terça-feira, após a goleada por 5 a 0 sobre o Gama, pela Série B.
Além de não poder atuar na Série A, por já ter jogado mais de seis vezes pelo Fluminense, Dodô está sob julgamento por doping por uso de femproporex (substância estimulante). A Federação Internacional de Futebol (Fifa) deverá dar um veredicto até o fim da semana.
GloboEsporte.com > Futebol > Brasileirão - Série B - NOTÍCIAS - Na Ressacada, Corinthians empata com Avaí e está perto do título simbólicoO título simbólico do primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro será decidido somente na última rodada. Mesmo saindo na frente do placar, o líder Corinthians ficou no empate por 1 a 1 diante do vice-líder Avaí, nesta terça-feira, na Ressacada, na penúltima rodada da competição. Douglas colocou o Timão na frente do placar ainda no primeiro tempo. Evandro, de bicicleta, deixou tudo igual na etapa final.
Com o empate, o Corinthians chegou aos 36 pontos, e depende apenas de uma vitória na última rodada para terminar na primeira colocação. O Avaí é o vice-líder, com 34 pontos, e precisa de uma vitória, fora de casa, e um tropeço do Timão, no Pacaembu, para ficar com o título simbólico.
Na próxima rodada da Série B, a última do primeiro turno, o Corinthians enfrenta o América-RN, sábado, às 16h10m, no Pacaembu. Já o Avaí encara o São Caetano, sexta-feira, às 20h30m, no estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul.
Jogo movimentado
Apesar do gramado encharcado por causa da forte chuva na cidade de Florianópolis, a drenagem suportou bem e facilitou o toque de bola. Logo aos seis minutos, o Corinthians teve boa chance para abrir o placar. Lulinha cruzou, o goleiro Eduardo Martini rebateu e Herrera, de voleio, mandou a bola para fora. Em seguida, o Avaí respondeu com Ferdinando, cobrando falta, que assustou o goleiro Júlio César.
Mesmo atuando fora de casa, o Corinthians pressionou o Avaí jogando pelos lados do campo. Mas, nos contra-ataques, o time da casa perdeu uma chance incrível para abrir o placar. Aos 16, após cruzamento de Ferdinando, Valber fez boa jogada e cruzou. Odair passou da bola, mas Rafael Costa bateu de primeira e Júlio Cesar fez uma excelente defesa.
Com mais qualidade no toque de bola e insistentes jogadas pelas laterais, principalmente pelo lado esquerdo, o Corinthians chegou ao primeiro gol aos 30 minutos. André Santos cruzou na medida e Douglas, no primeiro pau, acertou belo chute e fez 1 a 0..
Aos 32, o Avaí perdeu o gol mais feito do jogo. Rafael Costa foi lançado, invadiu a área e chutou a bola em cima de Júlio César. No rebote, com o goleiro corintiano no chão, ele conseguiu chutar para fora. Revoltada com a falta de pontaria de Rafael Costa, a torcida pediu a entrada de Evando. Depois, o time da casa só levou perigo ao gol corintiano em dois chutes de fora de Batista.
Segundo tempo
O panorama da partida não mudou na etapa final. O Corinthians continuou tocando a bola com mais qualidade, enquanto o Avaí tentou chegar ao empate através da velocidade e das bolas alçadas na área.
O Timão teve duas chances para ampliar o marcador. Aos quatro minutos, Nilton, em jogada individual, invadiu a área e mandou a bola para fora. Depois, Herrera foi lançado por Douglas e na saída do goleiro Eduardo Martini errou o alvo. O Avaí levou perigo em cobrança de falta, de Marquinhos, aos 13, que Júlio César espalmou.
O técnico Silas percebeu a apatia do seu ataque e trocou o atacante Rafael Costa, que havia perdido dois gols inacreditáveis, por Evando. E o Avaí cresceu de produção. O Corinthians encolheu na defesa, marcou forte e passou a explorar os comntra-ataques, sempre armados por Douglas.
Silas ainda colocou Juliano na vaga do lateral-esquerdo Rodolpho. Para reforçar o poder de marcação no meio-campo, Mano Menezes respondeu colocando o garoto Cássio, volante revelado nas categorias de base que fez o seu primeiro jogo no time profissional, na vaga de Lulinha.
Melhor em campo e aproveitando que o Corinthians recuou em demasia, o Avai chegou merecidamente ao empate. E foi um golaço! Após cruzamento do setor direito feito por Michel, Evando, de bicicleta, mandou a bola para o fundo da rede. Sem chance de defesa para o goleiro Julio Cesar.
Assim que o Avaí empatou, o Corinthians deixou a retranca de lado e correu atrás do gol da vitória. E quase conseguiu aos 46, quando Herrera chegou a driblar o goleiro Eduardo Martini, mas escorregou e foi desarmado pelos zagueiros. Fim de jogo, 1 a 1 no placar.
JC ONLINE - Futebol - Notícias - Corinthians cede empate ao Avaí no final, mas segue na liderançaUm gol de bicicleta de Evandro no final da partida impediu o Corinthians de assegurar a conquista simbólica do primeiro turno da Série B, com uma rodada de antecipação. O time de Mano Menezes cedeu o empate ao Avaí aos 38 minutos do segundo tempo, no lance mais bonito do jogo disputado nesta terça-feira (12), em Florianópolis.
Até antes do gol do Avaí, parecia que o Corinthians determinaria o fim da trégua dada a seus principais adversários, após a derrota para o Vila Nova (2 a 1) no jogo anterior. Mas o time da casa soube reagir, aproveitando-se também de uma certa acomodação do visitante.
"Entramos com o espírito do algo a mais", disse Menezes, tranqüilo por causa da vantagem mantida pelo seu time em relação aos demais concorrentes ao acesso em 2009. A equipe chegou aos 36 pontos, dois à frente do próprio Avaí, e encerrará o turno em casa, no sábado, contra o fraco América-RN - muito cotado para amargar nova queda e iniciar o ano que vem na Série C.
Nem a chuva forte na capital catarinense diminuiu o entusiasmo das duas torcidas até o começo da partida. Com a bola rolando, a do Avaí viu o atacante Rafael Costa perder três oportunidades incríveis de gol. Já os corintianos notaram e aplaudiram o goleiro Júlio César, que substituiu Felipe, expulso contra o Vila Nova. O reserva fez pelo menos cinco defesas difíceis no escorregadio gramado da Ressacada. Foi o melhor do Corinthians. Só não conseguiu deter a bicicleta de Evandro.
O jogo era disputado em ritmo veloz quando Douglas abriu o placar ainda no primeiro tempo, com um toque de esquerda, após cruzamento na medida de André Santos. Para acertar o gol, o Corinthians precisou dar antes cinco ou seis chutes de fora da área, sem nenhuma pontaria. Eventuais desculpas de que chovia, a bola escorregava, entre outras, não devem ser levadas em consideração pelo torcedor com um mínimo de rigor.
Faltava aos atacantes do Corinthians competência. E como erravam tanto nas finalizações, Dentinho, Herrera e Lulinha passaram a ‘cavar’ faltas. Isso não funcionou. "Joga em pé, Dentinho!", gritou Mano Menezes ao ver que o atleta se atirava em campo após choques normais com adversários.
O Avaí voltou mais ousado no segundo tempo e, aos 10 minutos, o técnico Silas trocou Rafael Costa por Evandro. Demorou na substituição. O atacante mudou a história do jogo e manteve a esperança do Avaí de encerrar o turno à frente do Corinthians.
Ficha técnica
Avaí 1 x 1 Corinthians
Avaí - Eduardo Martini; Ferdinando, Cássio, Emerson e Zé Rodolfo; Marcos Vinícius (Michel), Batista, Marquinhos e Válber; Rafael Costa (Evando) e Odair. Técnico: Silas.
Corinthians - Júlio César; Carlos Alberto, Fábio Ferreira, William e André Santos; Nílton, Elias, Douglas (Eduardo Ramos) e Lulinha; Dentinho (Diogo Rincón) e Herrera. Técnico: Mano Menezes.
Gols - Douglas, aos 30 minutos do primeiro tempo; Evando, aos 38 do segundo tempo.
Cartões amarelos - Batista (Avaí); Nílton, Douglas e Elias (Corinthians).
Árbitro - Leandro Pedro Vuaden (RS).
Renda e público - Não divulgados.
Local - Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC).
Fonte: Agência Estado
A TARDE On Line - ESPORTE : Mano elogia comportamento do Corinthians contra o AvaíMais do que o ponto conquistado no empate por 1 a 1 com o Avaí, na terça-feira, o técnico Mano Menezes gostou do comportamento do Corinthians no Estádio da Ressacada. Para o treinador, a equipe soube mostrar força diante de um adversário que está em bom momento na competição.
"A gente sai satisfeito com o comportamento do Corinthians porque entramos com espírito para jogar esse tipo de jogo, não só pela aplicação tática, mas por aquele algo a mais que é preciso para enfrentar um adversário como o Avaí", disse o comandante, que viu o time paulistano ficar à frente no placar até os 38 minutos do segundo tempo.
"Nós jogamos na casa do adversário, que vem em um momento muito bom. São jogos como esse qualificam as equipes que vão subir e você passar por esses jogos mostrando força para o seu adversário é muito importante e me deixa muito satisfeito", afirmou Mano, que viu a equipe manter-se na liderança da Série B, com 36 pontos - dois a mais que o Avaí.
Corinthians volta aos trabalhos só na quinta - O Globo OnlineDepois do empate em 1 a 1 com o Avaí, em Florianópolis, na última terça-feira, o grupo corintiano desembarcou na tarde desta quarta-feira no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
No restante do dia, os jogadores receberam folga. No entanto, os trabalhos voltam na tarde desta quinta no CT do Parque Ecológico do Tietê.
O Corinthians volta a jogar pela Série B do Brasileirão no sábado, diante do América-RN, no Pacaembu, às 16h10. O jogo vale pela 19ª e última rodada do primeiro turno e, se vencer, garante o título simbólico.