domingo, 16 de março de 2008

Palmeiras goleia São Paulo, vira vice-líder e São Paulo sai do G4

Palmeiras e São Paulo entraram pressionados no duelo deste domingo em Ribeirão Preto. Um revés poderia significar a saída do G-4 num momento de definição do Campeonato Paulista.


     Melhor para o time de Parque Antarctica, que goleou de virada por 4 a 1, na tarde deste domingo, e assumiu a vice-liderança do Paulistão-08. Já o rival do Morumbi deixa a zona de classificação às semifinais. Os protagonistas da partida foram dos ex-jogadores do próprio São Paulo. Kléber marcou um e sofreu pênalti, que originou o terceiro anotado por Valdivia. Já Denilson, que iniciou no banco de reservas, também anotou o seu. Diferentemente do que havia falado em sua apresentação, comemorou muito após anotar contra seu ex-clube.


     Com essa vitória, o Palmeiras confirma sua ascensão no Campeonato Paulista. Alcança sua quarta vitória seguida na competição, o segundo clássico, e se torna segundo colocado, com 28 pontos. O resultado foi excelente para o Guaratinguetá, que derrotou o Bragantino por 1 a 0 e permanece na liderança do Paulistão-08, agora com 31 pontos e cada vez mais próximo da vaga.


     Não bastasse isso, encerra um jejum de 11 anos sem ganhar do rival no Campeonato Paulista. Nesse período, foram 13 partidas, sendo 11 vitórias para o elenco do Morumbi e dois empates. Para o São Paulo, o revés foi desastroso. A equipe pára nos 26 pontos e, prejudicado pelas vitórias de Noroeste e Barueri (também com 26), que ganham nos critérios do desempate, deixa a zona de classificação à fase semifinal. A necessidade de um bom resultado motivou o suspense no clássico. Vanderlei Luxemburgo e Muricy Ramalho anunciaram suas escalações apenas minutos antes do início da partida. Do lado do Palmeiras, nenhuma surpresa. Já o São Paulo decidiu mudar o esquema. Deixou o 3-5-2 e iniciou o confronto no 4-4-2, com a entrada de Junior como titular.


     Apesar disso, a partida deste domingo foi prejudicada pelo gramado do estádio Santa Cruz. Graças à forte chuva que caiu momentos antes da partida em Ribeirão Preto, o que se viu foi inúmeras poças d"água, que atrapalhou a qualidade técnica das duas equipes numa partida assistida por quase 30 mil torcedores. No início, o São Paulo passou a impressão de que estaria mais adaptado ao piso escorregadio. Era mais perigoso, enquanto os principais homens de articulação do Palmeiras estavam bem marcados.


     O elenco treinado por Muricy Ramalho até fez um gol, aos 11min, com Borges, mas a arbitragem anotou impedimento do atacante. A dificuldade palmeirense era nítida. Para se ter idéia, chutou sua primeira bola contra o gol de Rogério Ceni somente aos 18min, com Léo Lima.


     Chances eram poucas. E o São Paulo foi eficiente e conseguiu abrir o placar. Numa das raras falhas da defesa do Palmeiras, Adriano subiu mais alto do que todo mundo e cabeceou para o fundo das redes, aos 38min. Apesar da vantagem, teve pouco tempo para comemorar.Apenas cinco minutos mais tarde, o atacante Kléber, ex-São Paulo, recebeu na entrada da área, deixou Juninho no chão e fez um golaço.


     Para o segundo tempo, o duelo estava mais equilibrado. Dava sinais de que seria decidido nos detalhes. E foi justamente o que ocorreu. Aos 25min, Valdivia tentou driblar Junior e foi derrubado. O juiz anotou pênalti.


     Após quase sete minutos de paralisação, Denílson, que havia entrado no segundo tempo, bateu e colocou o Palmeiras na frente do marcador. O gol mexeu com o elenco são-paulino.Os palmeirenses aproveitaram essa instabilidade e chegaram ao terceiro, novamente numa cobrança de pênalti. Aos 39min, Kléber foi derrubado por Juninho, que acabou sendo expulso. Valdivia cobrou e ampliou. Aos 46min, outra penalidade. Diego Souza bateu e definiu a goleada. 4 a 1.
   

PALMEIRAS
     Marcos, Élder Granja, Gustavo, Henrique e Leandro; Wendel (Martinez), Léo Lima, Diego Souza e Valdivia; Kléber (Makelele) e Alex Mineiro (Denilson) Técnico: Vanderlei Luxemburgo
    

SÃO PAULO
     Rogério Ceni; Zé Luis, André Dias, Juninho e Junior (Aloísio); Hernanes, Richarlyson, Carlos Alberto (Joílson) e Jorge Wagner; Adriano e Borges Técnico: Muricy Ramalho
   

Data: 16/03/2008 (domingo)
     Local: estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto/SPÁrbitro: Flávio Rodrigues GuerraAssistentes: Carlos Augusto Nogueira Junior e Aline Lambert


     Cartão amarelo: Carlos Alberto, Richarlyson e Rogério Ceni(São Paulo); Diego Souza e Gustavo (Palmeiras)
     Gols: Adriano, aos 38min, e Kléber, aos 43min do primeiro tempo; Denílson, aos 32min, Valdivia, aos 36min, e Diego Souza, aos 46min.

Meu comentário:

Agora ferrou!!!

Depois desse resultado o saldo de gols do Palmeiras sobe lá em cima e dificulta muito a nossa vida, porque vamos ter que cavar vitórias e gols daqui pra frente. Pior: com esse resultado as projeções indicam uma semi-final entre Corinthians e Palmeiras, e jogando como o Palmeiras está jogando agora vai ser uma pedra no sapato do Timão.

Mas daqui até a semi-final tem chão, o Palmeiras com certeza não manterá essa boa fase atual e o Coringão vem crescendo no Campeonato. Enquanto isso Santos e São Paulo só vão descendo, ficando cada vez mais confirmados fora do G4.

Ainda há os times pequenos que podem surpreender, já que tudo aponta para uma semi-final com 2 times grandes e 2 pequenos. Mas chega de previsões, ainda há muito pra jogar...

(zailda mendes)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails