quinta-feira, 1 de maio de 2008

O jogo de ontem é o churrasco de hoje

Eu e toda a nação corintiana temos muitos motivos para comemorar. Já estou preparando o churrasquinho de carne de porco para festejar os resultados dos jogos de ontem.

Senão vejamos: em primeiro lugar quero comentar o fato de que todos os comentaristas que dizem que entendem de futebol profetizaram (sem margem de dúvida) que era IMPOSSÍVEL o Corinthians conseguir ontem o resultado que precisava frente ao Goiás (Bicho Papão) para manter-se na Copa do Brasil.

Os entendidos que me desculpem, mas assistindo jogos desde a mais tenra infância aprendi que cada jogo tem sua história e arriscar palpites não quer dizer que há uma "lógica" na coisa. Qualquer coisa que aconteça antes ou durante o jogo pode mudar sua história. Um time forte e favorito isolado em um campeonato, ao tomar o primeiro gol logo de saída pode desestruturar-se totalmente e mudar drásticamente sua forma de jogar.

No jogo do Corinthians o que se imagina que aconteceu foi a superação e a raça dos jogadores, correndo atrás do resultado necessário e não se deixando intimidar pela conversa fiada dos comentaristas, que apontavam o Goiás como favorito na competição. Falar sobre futebol é diferente de jogar, e só quem joga tem a possibilidade de criar os resultados. Se o Corinthians era inferior táticamente, técnicamente e todos os "mentes" possíveis, isso não importa. O que importa é que foram, viram e venceram. E com um gol a mais do que precisavam, só para tapar a boca dos urubus entendidos da matéria, que desde a semana passada auguravam em alto e bom som que o Coringão já estava fora. Fora o escambau, estamos dentro e de quebra eliminamos o "favorito", o verdão de Goiás foi pra casa mais cedo e os entendidos devem ter dormido com uma baita de uma dor de cabeça. Bem-feito pra eles.

O outro jogo também foi de lavada, adorei diga-se de passagem. Também auguravam os "entendidos da matéria" que o Palmeiras só tinha que empatar com gols e que o Sport não era páreo, já o imaginavam fora da competição. Dentro do campo a história foi outra: o Sport foi muito mais time, criou muito mais jogadas e literalmente dominou o jogo. O Palmeiras estava irreconhecível, o Valdívia não fez porcaria nenhuma e o Romerito matou a pau.

A tática venceu a técnica (que o Palmeiras não mostrou) e o Sport foi pra cima e nem sobrou no contra-ataque, porque o Palmeiras se intimidou logo que tomou o segundo gol, esqueceu que precisava empatar e que perdendo de 2 ou de sacolada estaria fora do mesmo jeito. Estavam com medo de arriscar a perninha, já pensando no jogo de domingo contra a Ponte. Macacos me mordam, não avisaram os jogadores que a gente joga um jogo de cada vez? Domingo não é quarta, cadê a busca do empate, que eu cobro do Palmeiras e que eles não foram atrás? Desistiram da Copa do Brasil? Intimidaram-se frente à raça do adversário? E se a Ponte jogar como o Sport jogou, aí eles vão esperar pela Libertadores, Brasileirão, Copa do Brasil do ano que vem, etc?

Perderam de sacolada e ninguém pode dizer que mereciam ganhar, mereciam mesmo ficar fora da competição, o Sport foi mais time, correu atrás, mostrou raça e vontade. O apático Palmeiras tinha mesmo é que tomar de sacolada como tomou.

E ainda pra ajudar a melhorar a noite, o São Paulo se abalou daqui até Montevidéu, jogou a uma temperatura congelante e não fez nada. Também esperando pelo jogo da volta? Dizem os são-paulinos que zero a zero em Montevidéu é vitória. Pra mim vitória seria pelo menos 1 a zero. Pra mim que zero a zero significa que não fizeram nada. Não jogaram o que sabem. Não se pode contar com jogos de volta porque como já se viu, qualquer coisa muda a cara do jogo e o favorito pode perder feio em casa. Melhor um pássaro na mão que dois voando. O São Paulo se arriscou a ver os dois pássaros voando ao léu e os jogadores do Nacional comemorando a vitória aqui, em cima do São Paulo. Não que eu vá ficar triste com isso, como corintiana torço para que um time desses tape a boca dos são-paulinos que andam se julgando os reis da cocada preta.

Bem, agora é hora de degustar o meu churrasquinho de carne de porco, vejo-os depois do jogo de domingo e já sabem o que espero do resultado.

Saudações Corintianas!

(zailda mendes)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails